Pular para o conteúdo principal

É hora de pedir demissão?

O que levar em conta antes de se demitir do seu atual emprego

Por Irene Azevedoh*
Mudar de emprego é sempre um risco e na crise o risco é maior | <i>Crédito: Pixabay
Mudar de emprego é sempre um risco e na crise o risco é maior | Crédito: Pixabay
Nos momentos de crise, é hora de pedir demissão? Esta é uma pergunta frequente. Entretanto, a pergunta deveria ser: você está aprendendo algo na empresa e na posição em que está? Se a resposta for sim à pergunta, você não deverá pedir demissão sem antes considerar os pontos que mencionarei abaixo. Mudar de emprego é sempre um risco e na crise o risco é maior. Vamos, então, analisar esta situação.

Em momentos de incerteza, o ritmo dos negócios é rápido, muitas vezes as empresas têm que mudar de estratégia de uma hora para outra, isso vale para a empresa que você está ou para qual pretendia ir. Porém, na próxima empresa, você não tem histórico de realizações, não tem uma rede de relacionamento estabelecida. Além disso, em uma mudança estratégica nessa nova organização, você seria um alvo mais fácil da reestruturação.

Então, analisar criteriosamente o porquê do seu desejo de pedir demissão se torna crucial. Se o motivo é por não gostar do seu chefe ou não se dar bem com ele ou até não confiar nele, não peça demissão, pois seu aprendizado será maior se ficar, você sairá mais forte. 

Se mudar de emprego sem resolver essa questão, muito provavelmente no próximo emprego encontrará o mesmo perfil de chefe. Quando a tempestade passar e você tiver aprendido a lidar com a situação, com certeza já estará em outro patamar de maturidade e, então, poderá decidir sair por outros motivos. Lembre-se: uma carreira é feita de aprendizados.

Se a resposta for não, ou seja, você não está aprendendo nada na empresa em que está nem no cargo que ocupa, mais uma vez vou aconselhar que analise criteriosamente o motivo pelo qual quer pedir demissão. Revisite todas as condições, procure alguém que confie e que entenda o mundo dos negócios ou até contrate um especialista em carreira para ajudá-lo nesta análise.

Depois de se assegurar que realmente não está aprendendo nada, vá para o quesito: crise versus incerteza nas empresas.  Verifique todos os cenários mencionados acima em que sua empresa atual e a próxima empresa possam estar inseridas. 

Nesta balança também devem estar seu conforto financeiro, caso algo imprevisível aconteça e você tenha que sair desta nova empresa. A questão financeira, entretanto, deveria ser uma constante para todos os profissionais empregados e não somente para aqueles que desejam realizar uma mudança. 

O futuro tem que ser considerado em qualquer situação. Quando esta questão está mais resolvida podemos tomar decisões mais coerentes e adequadas para nossas carreiras. Só depois de passar por todos os pontos, decida se vai sair da empresa.

Resumindo, a hora de pedir demissão, depende dos motivos que o estão levando a esta decisão. Se a decisão não levar em conta aprendizados, seu conforto financeiro e cenário político-econômico que envolva as organizações e seus segmentos de mercado, ela será só emocional e meu conselho é não se demitir. 

*Este artigo é de autoria de Irene Azevedoh, diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança da Consultoria LHH.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...

Fuja das gafes no trabalho. Confira as dicas!

Comentários na hora errada, confundir o nome das pessoas… Todos já passaram por isso, mas como evitar que as gafes se repitam no ambiente de trabalho? A partir de o momento em que as pessoas vivem em sociedade e trabalham em uma empresa rodeada de outros profissionais, elas já estão predispostas a cometer “gafes/micos” ou a serem colocadas em “saias justas”, por culpa de si mesmas ou dos colegas. Porém, para não deixar que essas pequenas questões do cotidiano atrapalhem na carreira profissional, é preciso saber tirar de letra algumas atitudes. O primeiro passo para evitar as possíveis gafes é observar o ambiente de trabalho. Um dos principais motivos para que a pessoa cometa uma gafe é não prestar atenção a sua volta. Quando ela começa a perceber as coisas a sua volta começa a pensar mais antes de falar, assim como antes de tomar quaisquer atitudes. Outro ponto importante para evitar gafes é conhecer a cultura da empresa a qual trabalha – isso significa saber o tipo adequado de roupa p...