Pular para o conteúdo principal

Por que ajudar os outros pode impulsionar sua carreira

mangostock / Thinkstock
Mãos juntas, trabalho voluntário
Trabalho voluntário: o voluntariado ajuda a desenvolver competências que são valiosas para a vida profissional

 São Paulo - Já pensou em fazer um trabalho voluntário? Se a resposta for não ou que falta tempo para isso, é melhor pensar de novo. Doar-se para uma causa vai além da solidariedade e cidadania: também pode ser bom para a sua vida profissional.
Para Rafael Tenca, engenheiro de qualidade da Bosch, dar aulas para jovens das comunidades do entorno da fábrica em que ele trabalha foi uma oportunidade para desenvolver sua empatia. Da sala de aula para o cotidiano do trabalho, Rafael também percebeu que aprendeu com seus alunos a se comunicar melhor.
Publicidade
“Logo notei que o trabalho ia muito além de dar aulas. Como educador, tinha uma relação mais pessoal com os jovens e com os outros funcionários”, diz.
Há seis anos, Tenca faz parte do projeto Formare (Fundação Iochpe), um programa educativo de voluntariado em parceria com grandes empresas. Nele, os funcionários ensinam turmas de cerca de 20 jovens, que têm a chance de vivenciar a rotina da companhia por um ano.
“Todo mundo ganha com o trabalho voluntário”, diz Beth Callia, coordenadora do Formare. “Muitos funcionários falam que ganham mais do que oferecem para os alunos”.
Como relata Tenca, o voluntariado ajuda a desenvolver competências que são valiosas para a vida profissional. Não só melhora a comunicação, mas o relacionamento e cooperação entre funcionários de diferentes áreas.
“As aulas também dão valor ao conhecimento do funcionário, que é reconhecido pelos alunos e colegas”, diz a coordenadora do Formare (Fundação Iochpe).
Força para o bem
Trabalhar em uma empresa aliada a uma causa foi o que encantou Tiago Brito, gerente de loja da C&A. Ele já havia participado de um programa de voluntariado e logo que entrou na C&A, procurou por uma oportunidade.
O Instituto C&A, braço social da empresa, deixa nas mãos dos funcionários a escolha da organização que querem ajudar perto da loja em que trabalham. Eles planejam ações e campanhas com crianças em torno do tema da sustentabilidade, falando de forma lúdica sobre coleta seletiva, consumo consciente e proteção do meio ambiente. “Foi a causa que me ganhou”, diz Brito. “Afinal, as crianças são o futuro”.
Da primeira loja que foi gerente, em Maceió (AL), ele relembra o trabalho que acompanhou numa escola. “Aprendi na comunidade o que não dava para aprender em um mês na loja”, conta.
Ele e outros funcionários da C&A organizaram bazares que ajudaram a reformar a cozinha do local, construir um segundo andar e uma biblioteca. Sair da rotina também ajuda a encontrar soluções mais criativas para problemas, de acordo com Brito.
“O voluntariado gera orgulho de pertencer à empresa e defender uma causa”, explica Daniela Pavan, coordenadora do Instituto C&A. “Traz para a empresa valores da comunidade e leva para a rua os nossos valores”.
Quer começar?
Ter uma chance como a de Brito e Tenca de fazer a sua parte pode ser mais fácil do que parece. Pelo menos essa é a proposta do site Atados, que simplifica o contato entre voluntários e ONGs.
A plataforma gratuita possui vagas de mais de 800 organizações e ajuda a encontrar oportunidades com o perfil do usuário. A pesquisa pode ser feita pela causa, habilidade ou região de interesse.
Para André Cervi, responsável pelos projetos de voluntariado empresarial doAtados, os benefícios são diversos: “Se colocar no lugar do outro faz das pessoas melhores líderes e mudar de ambiente no trabalho aumenta a capacidade de inovar. E a pessoa ainda pode descobrir novas habilidades”.
por Luisa Granato, de Exame.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me