Algumas empresas têm utilizado os mesmos princípios dos jogos para garantir o engajamento dos colaboradores com projetos e iniciativas
*Por Luiz Alberto Ferla
Com
a Olimpíada acontecendo no Brasil, todas as atenções estão voltadas
para o Rio de Janeiro, onde 11 mil atletas, de 200 países, disputam 928
medalhas, em 42 esportes olímpicos. E boa parte do engajamento das
pessoas com o evento deve-se ao efeito que a competição provocada pelos
jogos tem sobre os indivíduos.
Algumas
empresas têm utilizado esses mesmos princípios dos jogos para garantir o
engajamento dos colaboradores com projetos e iniciativas, melhorando
assim os resultados do negócio. O conceito, conhecido como gamification –
ou gamificação, em português –, utiliza técnicas de jogos no ambiente
corporativo para motivar e direcionar o comportamento das pessoas, por
meio de desafios e prêmios voltados a atingir objetivos.
Para
as empresas que querem experimentar esse conceito, nada melhor do que
aproveitar o espírito olímpico para implementar um projeto de
gamification. O segredo para o sucesso das iniciativas está em, a partir
de um desafio de negócio, traçar uma clara estratégia voltada a atingir
melhores resultados e definir os elementos corretos para a motivação
dos colaboradores e das equipes.
O
caminho dos processos bem-sucedidos de gamification envolve três
passos: identificar os colaboradores e entendê-los, para verificar quais
as questões que podem motivá-los a atingir os objetivos; qual o
comportamento desses indivíduos, para tentar direcioná-los de forma
correta; e aplicar os elementos corretos de gamificação, baseado no
perfil das pessoas que precisam ser impactadas e seus comportamentos.
Engana-se,
no entanto, quem pensa que a utilização de jogos representa algo novo
nas empresas. Os ambientes corporativos já estimulam, de forma natural,
alguns comportamentos associados a esse conceito dos games, como a
competição, trabalho em equipe, colaboração e prêmios. O que a
gamification fez foi trazer uma abordagem científica e sistematizada
para potencializar os resultados que podem ser obtidos com esse estímulo
de comportamentos adequados das equipes.
Além
disso, a gamificação permite o monitoramento em tempo real de
resultados, na medida em que durante os jogos os colaboradores e as
equipes conseguem monitorar seu desempenho e, se necessário, fazem
mudanças nas estratégias voltadas a atingir o objetivo final.
Pesquisas
já indicam que as empresas que utilizam gamification têm 50% de aumento
na fidelidade dos clientes, 85% de incremento na taxa de conclusão de
treinamentos e 70% de acréscimo no engajamento dos colaboradores.
E sua empresa, está preparada para gamificar os negócios?
*Este artigo é de autoria de Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT digital group.
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