Pular para o conteúdo principal

Como não “estragar tudo” na festa da firma deste ano

Como em qualquer outro compromisso de trabalho, é importante comparecer mas não deixe que suas atitudes acabem com sua reputação profissional

Mesmo com o orçamento mais enxuto, a maior parte das empresas não deixa de promover a confraternização de final de ano. É um momento para relaxar um pouco depois de tanto trabalho e de comemorar, todos juntos, os bons resultados atingidos. Mas não se pode esquecer que ainda assim, é de um compromisso de trabalho.
Assim como no escritório, estará sendo observado pelos colegas e pela chefia. E uma gafe pode impactar negativamente na imagem que já construiu na organização. Por isso, a regra de ouro nessas ocasiões em todos os aspectos é: não exagere em nada!
Não deixe de ir por receio de errar. Como em qualquer outro compromisso de trabalho, é importante comparecer. Vá, nem que fique apenas alguns minutos e, antes, confira com se é possível levar um acompanhante.   
Como se vestir
Mulheres devem evitar transparências, decotes exagerados, roupas muito justas, vestidos muito curtos, minissaias e cores muito chamativas. Se a confraternização for ao ar livre num sítio ou parque aquático, use um biquíni ou maiô discreto, que não exponha exageradamente o corpo. E não se esqueça de levar uma canga ou um short.
Homens precisam ter alguns cuidados, como evitar calças rasgadas, manchadas ou excesso de acessórios, como correntes. Seja simples. Que tal um jeans básico e uma camiseta? Se a festa for em área com piscina, prefira um calção em vez de uma sunga. 
Postura
Beber moderadamente já evita um tanto de constrangimento depois da festa. Mas, mesmo sem estar bêbado – só um pouco relaxado -, é importante ter cuidado para não fazer brincadeiras maldosas com os colegas e os gestores. Tenha bom senso. Se ficar em dúvida, avalie: você faria o mesmo se estivesse em um dia normal de trabalho? Além disso, flertar está fora de cogitação!
Dance, divirta-se, mas não desça até o chão quando tocar o seu funk favorito, em hipótese alguma. Além de poder causar constrangimentos no dia seguinte, ainda pode render fotos em poses mais ousadas, que serão motivos de comentários mal-intencionados por muito tempo.
Não exponha a sua vida pessoal, não fofoque sobre os colegas de trabalho e não critique a organização da festa. E, o mais importante, nunca fale mal do chefe. 
Networking e aproximação
Aproveite o momento para melhorar seu networking. Se não estiver no clima de alegria do evento, não se isole ou adote uma postura mal-humorada. Se for o caso, é melhor ficar pouco tempo. E, nesse curto período, procure manter a simpatia e a boa educação.
Para os gestores, é uma boa oportunidade de se mostrarem mais acessíveis e conhecer melhor a sua equipe.
Mas, seja qual for sua função na empresa, evite assuntos de trabalho, críticas ou comentários sobre metas. Não é o momento para isso. 
Amigo Secreto
Compre o que o seu amigo pediu. Se ele não tiver se manifestado, escolha um vale-presente de uma livraria ou de uma loja de roupas. Assim não tem como errar!
Não ultrapasse o valor definido para o presente (mesmo se tirar seu chefe, ou aprenda a conviver com o apelido de puxa-saco para sempre) nem dê algo de menor valor.
Na hora de apresentar o seu amigo secreto, não critique nem aponte defeitos. Pode brincar, mas usando as qualidades pessoais e profissionais dele.
Acredito que com essas dicas, você não vai fazer feito e ainda pode se divertir um pouco.
Boa festa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H...

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se cont...

Somos a geração da exaustão: A tecnologia faz ou não trabalharmos mais?

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos sem precedentes, onde a conectividade é onipresente. A tecnologia trouxe inúmeras facilidades e oportunidades, mas também trouxe consigo desafios significativos para a saúde mental e a qualidade de vida. O crescente uso de telas e a pressão para estar constantemente conectado têm contribuído para o surgimento de uma nova forma de esgotamento: o burnout digital. A terapeuta, gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, comenta que a tecnologia, por um lado, prometeu simplificar nossas vidas e aumentar nossa produtividade. No entanto, paradoxalmente, muitos de nós nos encontramos trabalhando mais horas e enfrentando uma sobrecarga constante de informações. A linha entre trabalho e vida pessoal tornou-se cada vez mais tênue, com e-mails, mensagens e notificações invadindo nossa privacidade e tempo de descanso. O resultado desse estilo de vida superconectado é uma exaustão crônica, tanto física quanto mental. A pressão para responder instantane...