São Paulo – Com 27 milhões de perfis de brasileiros, o LinkedIn acaba de divulgar uma lista inédita por aqui: a de usuários cujos artigos alcançaram maior repercussão na rede social neste ano.
O ranking Top Voices tem como foco pessoas comuns e que publicam espontaneamente na rede social profissional, ou seja, não são convidadas pela plataforma a escrever, como no caso dos usuários influenciadores.
“Qualquer
usuário pode publicar um artigo e é muito simples fazer isso. Desde
agosto do ano passado há um botão “escrever artigo” na página inicial”,
diz o editor do LinkedIn, Guilherme Odri.
De
acordo com ele, é uma oportunidade de dividir ideias com uma audiência
interessada em aprender e também em ensinar. Marc Tawill, sócio-diretor
da Tawill Comunicação, foi, entre os brasileiros que melhor fez isso,
segundo a metodilogia do LinkedIn.
Um
dos artigos com maior alcance, “A sua pontualidade diz muito sobre
você. A sua impontualidade, mais ainda”, de janeiro, teve mais 12,3 mil
curtidas, 1,2 mil comentários e 4,4 mil compartilhamentos.
O
engajamento é um dos itens da metodologia do ranking, mas não o único.
Além de comentários, compartilhamentos e curtidas – sendo esse último
item o de menor peso entre os três – o crescimento de seguidores
relacionado à atividade na rede (textos e posts no fead) e o número de
vezes que os artigos foram destacados nos canais oficiais do LinkedIn
também são levados em conta.
Odri
também diz que a lista preza pela diversidade de vozes e assuntos já
que, semanalmente, são mais de 12 mil artigos publicados em português
sobre os mais variados assuntos.
Para
quem ainda não se aventurou a escrever na plataforma, a dica é estar em
dia com os assuntos mais quentes, segundo o editor. “O usuário não deve
fugir do que está acontecendo no mundo e levar em conta que a sua
experiência é única, assim como seu ponto de vista”, diz. Casos de
plágio são raros mas, às vezes, acontecem, segundo ele.
Além
da originalidade, publicar texto com foto é a única exigência técnica
que o LinkedIn faz para promover artigos na sua plataforma de
divulgação, a Pulse, seu canal de notícias. Confira quem seguiu à risca
essas recomendações e conseguiu ótimos resultados com isso:
O que faz: sócio-diretor da Tawil Comunicação.
Sobre o que publica: carreira e sociedade
Exemplo de publicação: A sua pontualidade diz muito sobre você. A sua impontualidade, mais ainda
O que faz: CEO da Lent/AG
Sobre o que publica: vendas, tecnologia e empreendedorismo
Exemplo de publicação: Os bastidores de uma contratação, em 7 etapas
O que faz: growth hacker na CR.U.SH
Sobre o que publica: sociedade, foco, carreira
Exemplo de publicação: 5 razões pelas quais os melhores colaboradores se demitem — mesmo quando gostam do seu trabalho
O que faz: especialista em marketing , CEO na Hubico
Sobre o que publica: marketing e carreira
Exemplo de publicação: Para todos aqueles que já choraram escondido no banheiro da empres
5. Olívia Bulla
O que faz: jornalista na agência CMA
Sobre o que publica: finanças e economia
Exemplo de publicação: Teto dos gastos mostra força do governo
6. Nana Lima
O que faz: co-fundadora da Think EVA
Sobre o que publica: marketing, publicidade, tecnologia e sociedade
Exemplo de publicação: O machismo mora nos detalhes
O que faz: professor, palestrante
Sobre o que publica: carreira, empreendedorismo, marketing e mídia
Exemplo de publicação: Prepare-se para ficar sem Internet
O que faz: head de novos negócios na Cumbuca
Sobre o que publica: marketing, tecnologia, mídia e internet
Exemplo de publicação: O submundo do WhatsApp: tem gente ganhando R$ 15 mil (ou muito mais) administrando grupo
9. Murillo Leal
O que faz: pensador
Sobre o que publica: carreira, sociedade, produtividade
Exemplo de publicação: Ter emprego para pagar contas não faz sentido
10. Marina Menezes
O que faz: editora executiva no Nexo
Sobre o que publica: notícias
Exemplo de publicação: O
dinheiro das privatizações paulistanas. A nova cara da maior cidade do
Brasil. A fragmentação partidária revelada pelas eleições…
11.Nadja Santos
O que faz: comunity manager na Movile
Sobre o que publica: marketing, sociedade, política, mídia e carreira
Exemplo de publicação: É impossível ser bem sucedido sozinh
O que faz: empreendedor, co-criador do Quintal de Trocas
Sobre o que publica: empreendedorismo e carreira
Exemplo de publicação: Quando me dei conta de que aprendi tudo errado
O que faz: fundador na Gaia
Sobre o que publica: liderança e sociedade
Exemplo de publicação: Como tornar duas pessoas próximas em 45 minutos, segundo a Univ. de Berkeley
14.Tais Targa
O que faz: recrutadora
Sobre o que publica: carreira
Exemplo de publicação: Dicas para ter sucesso na entrevista por Skype
15. Edney Souza
O que faz: professor na ESPM
Sobre o que publica: educação marketing e sociedade
Exemplo de publicação: Home Office na vida profissional e pessoal, uma modernização necessária
Comentários
Postar um comentário