Pular para o conteúdo principal

10 habilidades que estarão em alta em 2017 (e como aprendê-las)

Confira aulas em sua maioria gratuitas que ensinam algumas das habilidades mais buscadas dentro e fora do Brasil

Dezembro é tempo de reflexão e resoluções. Uma delas pode ser avançar na carreira, nos estudos ou simplesmente saber mais sobre o mundo, e o bom é que dá para fazer isso de graça ou por pouco dinheiro online. O Na Prática selecionou 22 cursos online que ensinam habilidades profissionais que estão em alta de acordo com a revista TIME e o LinkedIn, que pesquisou especificamente o mercado brasileiro. 
Alguns dos cursos têm legendas em português e um deles, feito pelo Insper, é 100% brasileiro. Melhor ainda: a grande maioria está disponível gratuitamente. E não se esqueça de atualizar seu currículo depois – os recrutadores estão de olho.

Habilidade 1: Estratégias de marketing


Introdução ao Marketing Analítico (em português)

Curso introdutório sobre o conceito de marketing analítico para que o participante possa avaliar e recomendar decisões e ações em marketing baseadas em análise de dados.
Quem dá: Insper
Quando começa: 16/1
Quanto custa: gratuito
Introduction to Search Engine OptimizationJá ouviu falar de SEO? É o que sites de busca como Google, Bing e Yahoo usam para ranquear os sites em suas páginas e personalizar os resultados para cada usuário. Este curso apresenta conceitos introdutórios da área.
Quem dá: University of California, Davis
Quando começou: 5/12
Quanto custa: gratuito

Habilidade 2: Negociação de contratos

Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais (em português)
O curso cobre os quatro principais estágios da negociação: planejamento, negociação, criação do contrato e execução do contrato.
Quem dá: University of Michigan
Quando começou: 5/12
Quanto custa: gratuito

Habilidade 3: Análise de dados e análise estatística

Big Data, Cloud Computing, & CDN Emerging Technologies (em português)
Assista a palestras introdutórias e saiba a diferença entre três tecnologias em franca ascensão no século 21: computação em nuvem, Big Data e Content Delivery Network (CDN).
Quem dá: Yonsei University
Quando começa: 26/12
Quanto custa: gratuito
Introduction to Data Analysis Using ExcelAs planilhas de Excel estão se tornando onipresentes no cotidiano profissional. Afinal, são o jeito mais rápido de analisar dados e usá-los para tomar decisões em empresas de qualquer porte. Este curso introdutório cobre o básico e ensina como ler e manipular dados.
Quem dá: Rice University
Quando começou: 5/12
Quanto custa: gratuito
Statistics: Unlocking the World of DataO curso dá de maneira introdutória ideias chave e conceitos estatísticos necessários para analisar, avaliar e interpretar dados não só no trabalho, mas em qualquer momento da vida diária.
Quem dá: Universidade de Edinburgh
Quando começou: 5/12
Quanto custa: gratuito

Habilidade 4: Gerenciamento estratégico de projetos & Planejamento estratégico

Design Thinking for Innovation
Design thinking é o termo da vez para muita gente que gosta de inovar. Este curso introdutório traz ferramentas e modelos para quem quer saber mais sobre este método de resolução de problemas.
Quem dá: University of Virginia
Quando começa: 19/12
Quanto custa: gratuito
Strategic Planning and Execution
O curso ensina ferramentas e habilidades necessárias para manter firmes os “pilares” da execução estratégica: análise, formulação e implementação. Há cases e palestras de empreendedores e líderes de indústrias e do terceiro setor.

Quem dá: University of Virginia
Quando começa: 12/12
Quanto custa: gratuito
Strategic Management
O curso o prepara para pensar de maneira estratégica de acordo com o que mais valoriza empresas no século 21, como a percepção do consumidor.
Quem dá: Copenhagen Business School
Quando começou: 5/12
Quanto custa: gratuito

Habilidade 5: Desenvolvimento de negócios

Foundations of Business Strategy
Pense estrategicamente, analise a competição, recomende posições e crie valor – é o que este curso promete entregar ao ensinar teoria e prática da estratégia de negócios. Entre as ferramentas ensinadas estão SWOT, cinco forças e mapas de estratégia.
Quem dá: University of VirginiaQuando começa: 12/12
Quanto custa: gratuito
Financial Accounting Made Fun: Eliminating Your FearsAprenda a linguagem da contabilidade financeira e como usar informações financeiras para administrar e crescer seu negócio.
Quem dá: Babson College
Quando começa: 14/2
Quanto custa: gratuito

Habilidade 6: Desenvolvimento para mobile

Introduction to Mobile Application Development using AndroidAprenda o básico para desenvolver aplicativos para dispositivos móveis para Android.
Quem dá: The Hong Kong University of Science and TechnologyQuando começa: ritmo individual
Quanto custa: gratuito
Android App Development Specialization
Especialização em cinco cursos para iniciantes. Alunos aprenderão a programar em Java e desenvolver aplicativos para Android. O curso também serve como requisito para preparar o terreno para quem quiser aprender sobre computação em nuvem.
Quem dá: Vanderbilt University
Quando começa: 13/12
Quanto custa: 59 dólares por curso
 

Habilidade 7: Gerenciamento de riscos

Managing Project Risks and ChangesO curso ajuda a gerenciar e projetar riscos ao identificar, analizar e comunicar mudanças inevitáveis de escopo e objetivos.
Quem dá: University of California, Irvine
Quando começou: 5/12
Quanto custa: gratuito
Modeling Risk and RealitiesAprenda modelos quantitativos úteis na hora de tomar decisões bem informadas, mesmo em ambientes complexos, ao incluir elementos de risco e incerteza. O curso também ensina métodos básicos de mensuração e gerenciamento de risco e modelos preditivos, que permitem que você identifique as melhores escolhas.
Quem dá: University of Pennsylvania
Quando começa: 12/12
Quanto custa: gratuito
Introduction to Risk ManagementAprenda a diferenciar riscos financeiros de riscos de negócios e técnicas e conceitos de gerenciamento de riscos.
Quem dá: New York Institute of FinanceQuando começa: ritmo individualQuanto custa: US$ 99

Habilidade 8: Conhecimento de Recursos Humanos

Preparing to Manage Human ResourcesO curso de nível introdutório ensina os fundamentos necessários para que você crie sua própria abordagem de gerenciamento de funcionários, incluindo mensuração de performance, sistema de recompensas e como motivar as pessoas.
Quem dá: University of Minnesota
Quando começa: 12/12
Quanto custa: gratuito
Managing Employee PerformanceO próximo passo depois de montar uma boa equipe é desenvolver seu potencial. O  curso foca em habilidades e processos fundamentais para o bom gerenciamento de performance, como expectativas claras, entrega de feedback e avaliação de performance.
Quem dá: University of Minnesota
Quando começa: 12/12
Quanto custa: gratuito

Habilidade 9: Design de interface para usuários

Introduction to User Experience DesignCurso introdutório sobre User Experience Design (UX), que envolve o design de interface. O objetivo da área é desenhar itens que permitam que o usuário tenha suas necessidades atendidas da maneira mais eficiente e satisfatória possível – algo fundamental em aplicativos e sites de sucesso, por exemplo.
Quem dá: Georgia Institute of Technology
Quando começa: 12/12
Quanto custa: gratuito

Introduction to UI Design
Voltado especificamente para design de interface para usuários. Aprenda teorias e frameworks por trás da maioria das interfaces que você usa no dia a dia através de estudos de case que ilustram os benefícios de um design bem feito.
Quem dá: University of MinnesotaQuando começou: 5/12
Quanto custa: gratuito

Habilidade 10: Forecasting (previsão)

Macroeconometric ForecastingAprenda como criar e avaliar modelos de previsão de variáveis macroeconômicas como inflação e crescimento econômico. O curso é dado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Quem dá: Fundo Monetário Internacional
Quando começa: 8/2
Quanto custa: gratuito
Forecasting Models for Marketing DecisionsComo seus consumidores vão agir no futuro? Qual será a demanda por seus serviços e serviços? O curso ensina os componentes básicos do modelo de previsão de marketing, como construi-lo no Excel e como avaliar sua performance no seu negócio.
Quem dá: Emory University
Quando começa: dezembro/2016
Quanto custa: gratuito
 
- Este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal da Fundação Estudar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mercado de trabalho e a sociedade atual

O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas trabalhavam para sobreviver, a necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar. Hoje em dia graças a  evolução humana e tecnológica, as características do trabalho mudou,assim como a visão do empregador e as chances de quem está a procura de um trabalho. As pessoas atualmente têm melhores e maiores chances de encontrar um bom trabalho, diferentemente de antigamente onde não existiam muitas opções. Hoje temos um mercado de trabalho altamente competitivo e que busca não somente por um funcionário e sim por pessoas que estejam realmente dispostas a aprender,a crescer e a se qualificar. A sociedade atual busca por pessoas pró-ativas, que tenham boa vontade, disponibilidade e queiram de fato um bom trabalho. Os funcionários que se sobressaem hoje no mercado de trabalho são aqueles que querem trabalhar e não apenas aqueles que precisam,quem somente precisa estaciona. Pará no tempo, se contenta

Trabalho em equipe estimula a produtividade

Parece que fica sempre muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade. A c omunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas. Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo. Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. H

Como conviver com pessoas falsas no trabalho?

Especialista dá dicas de como identificar e conviver com essas pessoas. Saiba como agir para não criar situações ruins no trabalho. Em tempos de mercado de trabalho com déficit de vagas e excesso de profissionais em busca de emprego, vale usar diversas estratégias para ganhar destaque e se manter no emprego. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, entre as táticas usadas está a falsidade. Mas como identificar que uma pessoa está sendo falsa com os colegas no ambiente de trabalho e até deseja puxar o tapete deles?  Segundo a especialista, a pessoa falsa pode se passar por alguém gentil e prestativo. Porém, também é possível perceber que ela fará fofocas de colegas ao mesmo tempo em que ela tentará ser simpática e bajuladora. “A falsidade pode ser consequência de uma baixa autoestima ou até mesmo de uma necessidade de tentar parecer o que não é. Se você já se lembrou de alguém assim, pode desconfiar que essa pessoa só pensa nela me